Mudando pra ser feliz

terça-feira, 20 de março de 2012

Pedir ajuda, receber algo

"Tenho conhecido ao longo da vida muitas pessoas que se preocupam com os outros, que são extremamente generosas na hora de dar e que encontram um profundo prazer quando alguém lhes pede um conselho ou apoio. até aí tudo bem - é ótimo poder fazer o bem ao próximo.

Entretanto conheço muito poucas pessoas que são capazes de receber algo - mesmo quando lhes é dado com amor e generosidade. Parece que o ato de receber faz com que se sintam numa posição inferior, como se depender de alguém fosse algo indigno.

Pensam: "Se alguém está nos dando algo, é porque somos incompetentes para consegui-lo com o proprio esforço." Ou então: "A pessoa que me dá agora um dia irá cobrar com juros." Ou ainda, o que é pior: "Eu não mereço o bem que me querem fazer.""

(Paulo Coelho, em "O Aleph". De novo, e de novo, e de novo...)

Hoje eu tenho vontade de parar o mundo. E descer pra nunca mais voltar.

Bjs

4 comentários:

Mi disse...

Nossa, Mima, esse post foi pra mim? O meu post tá bem nessa temática, a de "receber". Porque minha atual luta está em aprender a receber felicidade na minha vida.

Parece inacreditável que uma coisa tão boa seja um "problema". Mas é. Eu não me sinto merecedora de receber nada, acredita? E luto contra isso todos os dias, me permitindo aceitar de bom grado aquilo que as pessoas desejam me dar de coração...

Adorei seu post!

Beijos!

Flor de Lótus disse...

Calma,Mima!Não desista.Pois é somos orgulhosos demais para aceitar ajuda,para dar o famoso "braço a torcer",nós aprendemos que temos que ser fortes a disfarçar sentimentos pois assim podemos ser suscetíveis a manipuladores.
Beijosss

Amélie Poulain disse...

Se for descer mesmo, me leva!

Daniii disse...

Ai Mima, preciso aprender isso... preciso aprender a receber... as vz me acho auto suficiente... orgulhosa e td mais... =/
Vontade de parar o mundo tbm...